Logomarca ABS - Brasil Logomarca ASI

Associação Brasileira
de Sommeliers - Brasil

Associação Brasileira
de Sommeliers Brasil

Serra da Mantiqueira: Café, Azeite e Queijos


Ilustração blog https://abs-brasil.com/noticia/abs-estaduais/serra-da-mantiqueira-cafe-azeite-e-queijos

A Serra da Mantiqueira formada por uma cadeia de montanhas com mais de  500 km de extensão no sudeste do país, fica localizada entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, é um destino ideal para amantes do turismo gastronômico.


Possui uma altitude que varia de 1.200 a 2.800 metros o que proporciona um clima típico de montanha, noites frias e dias quentes.

Oferece uma série de atrativos: cachoeiras, riachos, trilhas mirantes e uma enogastronomia espetacular, presentes na maioria das cidades que compõem a região. 


Iremos dar ênfase as cidades do Estado de São Paulo, que primam por excelentes produtos, entre eles vinho, queijo, azeite e café. 

 


Cafézais – com tradição desde o século XIX a região continua produzindo um café de alta qualidade 


Espírito Santo do Pinhal -  Santa Maria é comandada por uma família tradicional de cafeicultores e exportadores de café. Suas qualidades estendem-se à torrefação de um delicioso blend próprio e de tantos outros talentosos produtores da região. 

Cristiano ‘Pistão’ Florezi é o dedicado e talentoso roaster da casa!


Poços de Caldas – Tradi Café reúne o estudo do Sandro Dias e a procura dos cafés do sul de minas e do Vale da Grama, produzindo varietais e blends espetaculares! São especializados em micro e nano lotes de cafés da região vulcânica, o que garante que o produto seja de alta qualidade.


Mococa  - Café Fazenda Pessegueiro Desde1870 possui uma tradição cafeeira familiar através do processo artesanal do plantio até a colheita .Da fazenda sai o “Especial da Mogiana”, que possui boa acidez, doçura média e notas de chocolate, castanha e nozes.  



Azeites - Com fértil produção provenientes das azeitonas de olivais bem cuidados e amparados, possuem sabores e aromas inconfundíveis. 


São Bento do Sapucaí -  Oliq  remonta a 2003 São dois tipos de azeites comercializados: de oliva e de abacate. O índice de acidez médio dos de oliva é de 0,2%.

Vale a pena experimentar também os  produtos artesanais da fazenda, como o café, as geleias e o doce de leite, que podem ser apreciados na visita à fazenda do Bugre. No tour guiado, dá para conhecer os olivais, o processo de produção e experimentar azeites da safra atual. Um restaurante foi inaugurado no local, integrado a pomares e jardins e oferecendo um menu enxuto, sazonal e criativo – tudo com muito azeite..


São Sebastião da Grama - Fazenda Irarema azeite extra virgem  ganhou medalha de melhor do mundo no World Olive Oil Competition 2018

Moacir Carvalho Dias, o azeitólogo da Irarema, produz um dos melhores azeites de oliva do mundo! Intenso, frutado, suave e saborizados! Vale a pena experimentar esta experiência fazendo tour pela fazenda. 


 Andradas – Azeite Borriello (Fazenda Três Barras do Castanhal) 

As oliveiras são provenientes desde 2008 de solos vulcânicos e as primeiras garrafas da Borriello foram dadas a amigos e familiares. Eles utilizam os frutos das plantas Arbequina, Grappolo e Koroneiki, além do blend entre elas, que resultam em um azeite fresco, com uma taxa de acidez abaixo de 0,2%.


 Andradas - Azeite Terras Altas - O olival está a mais ou menos 1.600 metros de altura, considerado o mais alto do mundo, com cerca de 3 mil árvores, o que rende um azeite de oliva extra virgem bem aromático, de picância e amargor equilibrados vindos das mãos dos produtores Álvaro e Elisa. A linda vista do Pico do Gavião é refletida neste inolvidável produto!



Queijos – A região surpreende com queijos premiados Brasil afora e feitos da maneira mais artesanal possível.


São José do Rio Pardo - Paula Vergueiro, à frente da Leiteria Santa Paula, é uma queijeira de mão cheia há mais de 30 anos na cidade  é produtora dos melhores queijos minas frescal da vida! Destaco o próprio frescal e, com o seu outro must eat, o fermier no azeite, criou os queijos névoa e o nuvem, maturando-os com mofo branco. 


Burrata cremosa feita com leite 100% de búfalas da propriedade da Montezuma. Únicas produzidas no Brasil exclusivamente com leite de búfala vindas da própria fazenda, que fica em São João da Boa Vista (SP), a burrata da Montezuma é imperdível. Produzida sob a batuta do Fabinho Pimentel, ela é intensa, fresquíssima, super cremosa e uma das melhores da Serra da Mantiqueira.


Amparo - Fazenda Atalaia produz queijos de muitíssima qualidade, alguns até premiados (como o Tulha), indico o Mantiqueira, queijo de sabor suave que é feito e vendido em duas versões: o com casca maturada com alecrim, que garante um sabor sensacional, ou o que é lavado na cerveja Stout, bebida escura, que deixa uma maior cremosidade na boca. É um “meia-cura” mesmo distinto, que é minha indicação.



São Sebastiao da Grama - Queijos Roni

A história do Queijos Roni data desde 1889. Um pequeno laticínio foi fundado em São Lourenço (MG) e logo os produtos da casa passaram a ser vendidos em São Paulo. Hoje, com uma fábrica em São Sebastião da Grama (SP), os queijos saem com a mesma qualidade e missão de antes. Destaco o provolone fresco, feito sem defumação, que garante uma cor mais esbranquiçada, e é mais suave que o provolone tradicional – que raramente contrasta potência e delicadeza.




Glória Almeida - Diretora de viagens da ABS-SP

Gilberto Braguetta – Proprietário da Alternatur