Logomarca ABS - Brasil Logomarca ASI

Associação Brasileira
de Sommeliers - Brasil

Associação Brasileira
de Sommeliers Brasil

FRANÇA RECEBE A 17ª EDIÇÃO DO CONCURSO ASI MELHOR SOMMELIER DO MUNDO


Ilustração blog https://abs-brasil.com/noticia/abs-brasil/franca-recebe-a-17a-edicao-do-concurso-asi-melhor-sommelier-do-mundo

Luís Otávio Álvares Cruz, sommelier formado pela ABS-SP, representará o Brasil no concurso mundial.

O candidato pelo Brasil será Luís Otávio Álvares Cruz. Ele trabalha no Hotel Emiliano e seu currículo inclui as seguintes qualificações e realizações:

 

·         Sommelier Profissional pela ABS-SP - 2018

·         Professor da ABS-SP

·         Certificação ABS-Brasil (Botton verde e amarelo) - 2018

·         Vice-Campeão do Concurso Brasileiro de Sommelier - 2019

·         Vice-Campeão do Concurso Brasileiro de Sommelier - 2021

·         Vice-Campeão do Concurso Brasileiro de Sommelier - 2022

·         WSG French Wine Scholar

·         ASI Exam 1



Luís Otávio Álvares Cruz - Candidato Brasileiro



SOBRE O MELHOR SOMMELIER DO MUNDO

 

68 candidatos provenientes de 65 países: 65 membros associados à ASI (5 deles "membros observadores"), somados a 3 vencedores de concursos continentais, como "ASI Melhor Sommelier da Europa e África 2021", "ASI Melhor Sommelier das Américas 2022" e "ASI Melhor Sommelier da Ásia e Oceania 2022".

 

O júri dos concursos da ASI é formado pelos membros do Comitê do Concurso de Sommeliers da ASI. Os membros deste comitê representam pessoas que demonstraram habilidades e conhecimentos superiores no passado, muitos dos quais ganharam ou estiveram no pódio de um concurso ASI Melhor Sommelier do Mundo.

 

Os candidatos se encontrarão durante 6 dias de testes de alto nível, degustação, tarefas de serviço - tudo com o objetivo de colocá-los em situações profissionais para testar suas habilidades e perícia.

 

Graças ao concurso ASI Melhor Sommelier do Mundo, todo o mundo da hospitalidade estará no centro das atenções. Isso contribui para um melhor conhecimento da sommellerie e da indústria da hospitalidade.

 

Não perca este evento único. O ASI Melhor Sommelier do Mundo 2023 será um evento histórico, pois é a primeira vez em três décadas que o berço do sommellerie, na França, será anfitrião do concurso.

 

 

RETROSPECTIVA

 

O concurso foi criado em 1969, juntamente com a criação da própria ASI. Apenas uma vez na história do concurso foi realizada na França - em 1989, quando o candidato local Serge Dubs ganhou o título.

 

O atual Melhor Sommelier do Mundo é Marc Almert – 2019, detentor deste título desde 2019 no concurso em Antuérpia, Bélgica.

 

 

CONHEÇA A AGENDA DO CONCURSO

 

O evento tem três objetivos além do concurso, tanto para quem comparece aos eventos presencialmente, quanto para quem acompanha online. Estes objetivos são destacar a França, fazer Paris brilhar e promover a gastronomia, a sommellerie, a videira e os seus viticultores.

Este programa está sujeito a mudanças. Como tal, pode ser editado a critério do organizador até o dia anterior ao evento.

 

Terá início no dia 7 de fevereiro, às 14h, no Salão de Baile do Pullman Montparnasse, com uma feira do vinho como acolhida. A cerimônia de abertura propriamente dita terá lugar às 19h30 no Quai d'Orsay.

 

Na quarta-feira, dia 8, terão lugar as quartas de final; na quinta, os candidatos terão duas Master Classes e, à noite, será feito o anúncio dos semifinalistas.

 

No dia 10, provas da semifinal; no sábado, 11, Master Classes. O programa termina dia 12 de fevereiro com a final, seguida, às 19h30, de jantar de gala de encerramento no Paris La Défense Arena.

 

 

A ABS orgulha-se de ser filiada à ASI desde 1983 e de ter seu representante Luis Otávio Álvares Cruz participando desse prestigiadíssimo concurso, o único que realmente envolve concorrentes de diversos países e que, por isso, pode intitular-se como concurso de "Melhor Sommelier do Mundo". A ABS felicita seu representante e deseja-lhe um excelente resultado.