Logomarca ABS - Brasil Logomarca ASI

Associação Brasileira
de Sommeliers - Brasil

Associação Brasileira
de Sommeliers Brasil

ABS-RS promove segunda edição do concurso de melhor Sommelier do Rio Grande do Sul


Ilustração blog https://abs-brasil.com/noticia/abs-brasil/abs-rs-promove-segunda-edicao-do-concurso-de-melhor-sommelier-do-rio-grande-do-sul

Evento, que terá presença de público, será durante a Wine South America no dia 22 de setembro

A Wine South America, a maior feira da América Latina, será palco do anúncio daquele que será o melhor Sommelier profissional do Rio Grande do Sul deste ano. No dia 22 de setembro, a partir das 14 horas, a seccional gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) promoverá o concurso onde três candidatos, depois de serem selecionados em um teste teórico, participarão da final, uma prova prática diante de um seleto grupo de jurados. Eles terão de encontrar, por exemplo, erros em uma carta, indicar quais são determinadas bebidas servidas às cegas, além de apresentarem o serviço formal do vinho. No ano passado, no concurso vencido pela Sommelière Deisi da Costa, também foi feita uma prova surpresa ao final. A disputa terá transmissão ao vivo através do canal do YouTube da ABS-RS. 

"A presença de muitos sommeliers já formados pela ABS-RS na feira, além do amantes do vinho e representantes de toda cadeia vitivinícola, que engloba desde vinícolas a restaurantes, abrilhantará o concurso. O fato de os finalistas estarem rodeados por seus colegas trará um ingrediente emocional a mais ao concurso e sintetiza bem a missão da ABS-RS que é ser a voz desses profissionais”, destaca Júlio César Kunz, presidente da associação. As diretrizes que guiam o concurso são as mesmas do concurso brasileiro, que será realizado de forma inédita neste ano no Rio Grande do Sul na manhã do dia 5 de novembro no Spa do Vinho, em Bento Gonçalves. 

Para se candidatar ao concurso, o profissional precisará ter ao menos um ano de experiência como Sommelier, atuando no estado. A taxa de inscrição para associados da entidade é R$ 50, enquanto para não-sócios o valor é R$ 100. Os candidatos deverão se inscrever até o dia  1 de setembro no site da ABS-RS. A prova teórica do concurso será no dia 3 de setembro, às 9h30, em Bento Gonçalves e Porto Alegre. 

O Espaço Masterclass também será outro destaque da programação WSA e contará com a curadoria da ABS-RS. Projetado para ser um local de convivência e de aprendizado, o ambiente deve reunir profissionais do vinho que desejam aprofundar seus conhecimentos, realizar degustações e conhecer novas pessoas.

SERVIÇO
Concurso de melhor Sommelier do RS - Edição 2022
Inscrições: até 1 de setembro