Sommelier, conheça a profissão O Sommelier é o profissional responsável pelas bebidas (principalmente, mas não unicamente, vinho) no estabelecimento, que pode ser um restaurante, bar ou um comércio - loja ou importadora de bebidas.
Quando da popularização dos restaurantes em Paris, no final do séc. XVIII, convencionou-se que quem trazia ou transportava o vinho ficava com a obrigação de prová-lo, não só pelo motivo exposto acima, mas também para garantir se o produto era de boa qualidade. Assim, paulatinamente, nasceu a profissão como é conhecida hoje; o Sommelier é responsável pela escolha, compra, recebimento, guarda e pela prova do vinho antes que seja servido ao cliente. Recentemente a profissão foi regulamentada no Brasil, através da Lei 12.467, de 26 de agosto de 2011, reconhecendo a importância desse profissional no setor de alimentos e bebidas.
• O que faz esse profissional ?
Especialista que aconselha os clientes na escolha dos vinhos e outros itens (destilados, café, chocolate, pão, azeite,etc), em restaurantes e bares, com o objetivo de proporcionar aos mesmos não apenas o melhor padrão de serviços mas também a melhor experiência enogastronômica possível. Dependendo de sua responsabilidade e experiência, o Sommelier pode ser também responsável pela compra, gestão de estoques e gerenciamento da carta de vinhos e outros produtos dos estabelecimentos aos quais presta serviços.
• Como é o dia a dia da profissão?
A profissão de Sommelier hoje é multifacetada e não mais se limita ao trabalho em restaurantes. Cada vez mais, o conhecimento e “expertise” dos sommeliers tem-se tornado essenciais em importadoras, lojas de vinhos, supermercados e à serviço de produtores, brasileiros ou estrangeiros, auxiliando no marketing e divulgação de seus vinhos, levando informação qualificada ao consumidor.
• Como está o mercado de trabalho para o Sommelier?
Por motivos óbvios, o mercado foi duramente afetado durante a pandemia, assim como todo o setor de serviços e particularmente os restaurantes e bares. Por outro lado, nesse período, constatou-se um aumento do consumo de vinhos nos domicílios e um crescimento da compra por meios digitais, ampliando consideravelmente o mercado. Espera-se que pelo menos uma parcela dessa expansão do Mercado de vinhos se torne permanente, ainda mais com o início do processo de vacinação em massa da população. Tudo isso são sinais positivos de que não faltarão boas oportunidades aos profissionais melhor qualificados, como os que são formados pelas ABS em todo o país.
• Qual a carga horária e a média salarial no Brasil?
O salário inicial de um Sommelier em um restaurante gira em torno de R$ 3.000, com média de 30 horas semanais de trabalho. Já em importadoras, lojas de vinho e produtores, o salário varia de acordo com o tamanho da empresa e o escopo das responsabilidades.
• Qual a influência da regulamentação da profissão?
A regulamentação da profissão foi passo fundamental no reconhecimento e valorização da atividade e de seus profissionais, que pouco a pouco, ganham reconhecimento semelhante ao já existente em países com maior tradição na cultura do vinho, a exemplo dos países europeus.
• O que é preciso para seguir a profissão? Existem muitos cursos disponíveis
A principal qualidade que distingue os grandes Sommeliers é uma ATITUDE empática e humilde em relação aquele que deve ser sempre o foco de seu trabalho : o CLIENTE, que ressalte-se , tem sempre razão! Todos os demais atributos como conhecimento (teórico e prático), educação e postura adequada podem (e devem) ser desenvolvidos e aperfeiçoados com o passar do tempo e com o aprimoramento constante de suas habilidades por meio de cursos, viagens técnicas e degustações, mas a base será sempre a Atitude. O mercado oferece muitos cursos, a maioria deles de pequena duração e baixa carga horária de estudo. O diploma eventualmente recebido ao final de um desses cursos será de pouca valia num mercado cada vez mais exigente em relação à qualificação dos profissionais que nele atuam. Selecionar um bom curso de formação, reconhecido por sua tradição e reputação no mercado, é talvez o passo mais importante que um interessado em abraçar essa nobre profissão deve tomar. O investimento num curso sério e exigente provavelmente será maior, mas a recompensa que virá ao final do mesmo, também.